Conservação de Móveis

  • Ceras ou produtos abrasivos como esponjas de aço, solventes, thinners, benzinas, sapólios em pasta ou em pó, removedores domésticos, polidores de metais, desengraxantes e desengordurantes à base de amoníaco ou soda cáustica e seus derivados. Nem mesmo nas partes cromadas você deve usar esses produtos.

 

  • Pano encharcado, nem jogue ou borrife água diretamente sobre portas e armários. Por mais vedados que sejam os cantos e junções, água acumulada pode causar infiltrações e danificar a estrutura.

 

  • Álcool em portas de PVC, puxadores, dobradiças e todo tipo de peça cromada, pois ele danifica essas superfícies, alterando-lhes a cor e a textura.

 

  • Lubrificantes nas corrediças de gavetas e prateleiras.

Limpeza Geral

Para a limpeza, basta utilizar um pano levemente úmido com água e sabão neutro, e em seguida um pano seco.
 
Para remover sujeira difícil, troque o sabão neutro por saponáceo líquido (Vim líquido ou similar)e para tirar manchas de gordura use sabão em pó (sempre diluídos em água). Depois de retirar os resíduos de sabão com um pano levemente úmido, passe um pano limpo e seco para eliminar qualquer vestígio de umidade.
 
Em portas de PVC utilize pano úmido e sabão neutro em qualquer tipo de limpeza.

Ferragens e Cromados

Nas ferragens sem função decorativa, como dobradiças, aplique com pincel ou cotonete uma camada fina de óleo de máquina (utilizado em máquinas de costura). Não use óleos do tipo desengripante (do tipo WD-40) nem lubrificantes (graxas, etc.).
 
Na limpeza das ferragens e puxadores use apenas pano úmido. Para remover resíduos de gordura, utilize pano levemente umedecido com sabão ou detergente neutro. Logo em seguida um pano seco. Nunca use álcool.

Limpeza de Móveis

Limpar móveis brancos
 
Uma boa maneira de limpar móveis pintados de branco é usando uma solução baseada em leite. Faça a mistura do leite com a água ou coloque o próprio leite puro e use-a para esfregar o móvel com um pano limpo.
 
 
Limpar móveis de fórmica
 
A fórmica permite uma limpeza rápida e eficaz. Basta esfregar o móvel com um pano embebido em álcool e em seguida dar o brilho com final com uma flanela limpa e seca.
 
 
Limpar moveis envernizados
 
A limpeza de móveis envernizados é batata. Primeiro remova a camada mais grossa de poeira com espanador para não arranhar. Em seguida, passe um pano limpo. Para dar um brilho especial, passe um pano umedecido com lustra móveis e lustre com flanela.
 
 
Limpar móveis laqueados
 
Para limpar móveis laqueados, use uma esponja molhada em água misturada com um pouco de amoníaco. Para finalizar a operação dando brilho, use uma flanela limpa e seca.
 
 
Limpeza do guarda-roupas
 
Na hora de limpar o guarda-roupa é importante não esquecer que madeira e água são incompatíveis. Evite lavar o armário, os fabricantes recomendam o uso de um pano levemente úmido e sabão neutro. Nunca utilize produtos abrasivos, como saponáceo e esponja de aço. Para dar um aroma especial ao guarda-roupa, deixe um sachê perfumado na parte interna.
 
 
Combater umidade em armários
 
Um dos grandes problemas domésticos é o excesso de umidade que pode aparecer em armários e guarda-roupas. Há algumas maneiras de combater a umidade de forma simples. Uma delas é colocando algumas bolas de cânfora no interior do armário. Caso exista alguém que apresente alergia a cânfora, a solução é pendurar pedaços de giz escolar no guarda-roupa. Eles vão absorver toda a umidade do local.
 
 
 
Fontes: Temjeito.com.br e Armários Favo.